Ensino fundamental: Rede municipal de Jacaraci obtém maior nota no Ideb na Bahia

Ensino fundamental: Rede municipal de Jacaraci obtém maior nota no Ideb na Bahia
A melhor nota no ensino fundamental das redes municipais na Bahia, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi de Jacaraci, no sudoeste baiano, com 7,3 pontos. Já a cidade de Lajedinho, no Piemonte do Paraguaçu, teve a pior colocação no ranking, com nota 3,3. Os dados foram divulgados, nesta sexta feira (16), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mediram o desenvolvimento das escolas públicas em 2021.

O levantamento ainda apontou que Itatim ficou com 7,2, Licínio de Almeida com 7,1, Cordeiros com 6,8 e Novo Horizonte com 6,6, completando a lista dos cinco mais bem pontuados.

Os outros quatro municípios baianos que não tiveram boa pontuação são: Pilão Arcado com 3,5, Aurelino Leal com 3,4, Itagimirim com 3,4 e Itapitanga com 3,4.

Das 417 cidades da Bahia, de acordo com documento, 49 ficaram sem nota. São elas: Aiquara, Angical, Barra, Biritinga, Cabaceiras do Paraguaçu, Caém, Caetanos, Caldeirão Grande, Canudos, Capela do Alto Alegre, Caturama, Cocos, Conceição do Almeida, Coração de Maria, Cravolândia, Feira de Santana, Ibiquera, Ibirapuã, Itagi, Itagibá, Itaguaçu da Bahia, Itamari, Itaquara, Jaguarari, Lajedão, Madre de Deus, Mansidão, Maraú, Matina, Mirangaba, Mirante, Muquém do São Francisco, Muritiba, Nordestina, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Redenção, Ouriçangas, Ourolândia, Palmeiras, Pé de Serra, Rio de Contas, Santa Brígida, Santa Terezinha, São José da Vitória, São Miguel das Matas, Sátiro Dias, Uibaí e Varzedo.

O Ideb varia numa escala de 0 a 10 e é aplicado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Na composição da avaliação do Ideb, o Ministério da Educação (MEC) considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada nos meses de novembro e dezembro de 2021, além dos índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.