'Vinha de grandes decepções', conta Felipe Velozo após estreia em novela da Globo

'Vinha de grandes decepções', conta Felipe Velozo após estreia em novela da Globo
Nascido e criado na ladeira do Capoteiro, no bairro de Brotas, Felipe Velozo adicionou no currículo produções como "Marighella", "Vale dos Esquecidos", da HBO Max, "Eleita" da Amazon Prime e "Família Paraíso", do Multishow. Atualmente, dá vida a Tomás, personagem de "Mar do Sertão", nova novela das seis da Globo. Mas as conquistas no currículo não querem dizer que ele tinha certeza de que esse seria o seu caminho.

O baiano conta que iniciou sua vida artística no curso livre de interpretação do teatro do Sesc. "Foi lá onde eu aprendi o 'bê-a-bá' do tablado. Vivia mais tempo lá do que na minha própria casa. A importância da luz, o poder da coxia, o valor do bilheteiro, da camareira, de cada um dos técnicos e de tudo o que envolvia um bom espetáculo", conta.

Velozo chegou a cursar a faculdade de Direito e tentar outras profissões, mas sempre soube o que queria fazer.

"Apesar da pouca idade, eu vinha de grandes decepções com o futebol, o judiciário e com a carreira militar, precocemente encerrada. Escolhi uma profissão que pudesse juntar minha realização pessoal, profissional e consequentemente financeira. Essa última aí a gente pula (Risos)", brinca o ator.

Percussionista profissional desde os 14 anos, Felipe nunca havia entrado num teatro até os 21 anos de idade.

"Agradeço a Deus por ter vivido tantas outras experiências até chegar aqui. Essas andanças me fazem o artista e o homem que sou. Sigo o ofício a que fui destinado e que, agora entendo, já estava incutido em mim desde a infância. Continuo a caminhada, feliz pela missão que me foi confiada", diz o ator.

As participações em produções dos gigantes do streaming partiram da atuação do ator em seu primeiro filme, "Marighella", participação que ele mesmo lutou pra conseguir.

Velozo com Wagner Moura, diretor de "Marighella" | Foto: Fábio Bolzas/Divulgação

"Me lembro de, recém-chegado em São Paulo, bater na porta da produtora que realizou o longa e perguntar se já existiam testes para o projeto. Eu queria muito fazer! Trabalhar com o Wagner [Moura], estrear no cinema contando a história de outro baiano, filmando na Bahia... Não existia primeiro passo melhor que esse", lembra.

Em "Mar do Sertão", primeira novela de Felipe, o baiano dá vida a Tomás, gerente do banco central da cidade.

"O que eu mais destaco nele é a sua integridade. Ocupando um cargo importante e lidando com grandes responsabilidades ele é implacável contra qualquer tipo de falcatrua. Bem intencionado, é assim que ele se apaixona por Rosinha (Sara Vidal), que sonha em conseguir um financiamento estudantil pra entrar na Faculdade. Mas para conquistar a confiança do pai da moça, seu Timbó (Enrique Dias), ele vai ter que suar muito", conta.

Empolgado com a estreia, Felipe narra como foi sua chegada na Globo e conta como fez sua primeira amizade no Projac.

"A primeira pessoa que eu conheci quando pisei na portaria do Projac foi o Welder Rodrigues, de quem sou fã declarado! Ele me abraçou por trás, por engano, e começamos a conversar. Hoje, ele me fala que 'sou seu mais novo amigo baiano', é mole? A segunda pessoa com quem eu conversei foi seu Zé de Abreu. Com uma empolgação de iniciante, me falou que aquela era a sua 47ª novela e que estava feliz por só conhecer cinco pessoas do elenco. Vários colegas fazendo sua primeira novela, muitos vindos do teatro como eu e a maioria deles de nordestinos. O que mais eu poderia querer? É um ambiente de trabalho fantástico", afirma Felipe.

Se dedicando às gravações da novela, o baiano também apresenta o espetáculo '5 segundos' em Salvador e diz que acredita na expansão do projeto no Rio de Janeiro e em São Paulo ainda neste ano. Até lá, os brasileiros terão muitas oportunidades para conhecer o seu trabalho.

"Tem 'Mar do Sertão', na tela da Globo, 'Vale dos Esquecido' que estreia este mês na HBO Max, 'Eleita' que estreia em outubro na Amazon Prime e 'Família Paraíso' que vai entrar aos domingos também na TV Globo. Folhetim, comédia, ação, drama… Tem Velozo pra todo gosto! (risos)".