Anamma firma acordo com Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas

Anamma firma acordo com Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas
A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) firmou nesta sexta-feira (19/08), em encontro realizado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), um acordo de cooperação com o Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográfica (FBCBH), em que estabelece diretrizes importantes no sentido de fortalecer a presença dos municípios nas discussões ambientais na Bahia.

A partir desse acordo, Fórum e Associação montarão um conjunto de proposições a ser apresentado para prefeitos, secretários e gestores ambientais de toda a Bahia em um evento realizado em novembro deste ano, em Santa Cruz de Cabrália.

A Anamma defende a ampliação da presença dos municípios nas resoluções ambientais na Bahia, com vistas ao cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU e consequente garantia de manutenção de investimentos sustentáveis nos próximos anos.

"Para que a Bahia se insira como destino de novos recursos e investimentos sustentáveis mundiais, condição para o nosso desenvolvimento, precisamos repensar a questão ambiental no nosso estado, com clareza e coragem, sobretudo no âmbito das cidades. Hoje, 87% das pessoas vivem em zonas urbanas, mas o meio ambiente continua sendo tratado como um nicho, algo restrito aos grandes temas. Precisamos trazer a emergência ambiental para dentro da cidade, aliada da urbanização, e sobretudo para a centralidade das decisões e investimentos públicos. A palavra de ordem é ESG também no setor governamental", destaca André Ferraro, presidente da Anamma na Bahia.

Além do representante da Associação, o encontro desta sexta-feira, contou com presenças importantes de diversos representantes de órgãos ambientais como Luciana Khoury, promotora do Ministério Público da Bahia; Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf); Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente da FIEB; Luiz Carlos Souza, coordenador geral do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas; Mariana Mascarenhas, secretária executiva do colegiado da Secretaria do Meio Ambiente; Ana Paula Leal Meira, analista ambiental da Gerência de Mananciais e Segurança de Barragens e Anselmo Caires, coordenador geral do FBCBH e Agnelo Silva Santos, prefeito de Santa Cruz Cabrália.

A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente é a maior e mais representativa entidade ambiental no âmbito municipal do Brasil. Entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, tem como objetivo fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A entidade possui seis cadeiras no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e representação nas Câmaras Técnicas e Comissões Tripartite.