Cinco cidades cheias de natureza para quem ama locais verdes

Cinco cidades cheias de natureza para quem ama locais verdes
Você gosta de viajar? Muito mais do que viajar, gosta de estar em contato com a natureza? Então, você deve saber como o Brasil é cheio de lugares incríveis, cheios de natureza para quem ama locais verdes.

Se esse é seu perfil, vamos descrever 5 cidades cheias de natureza, para os amantes de locais verdes. Afinal, se viajar é preciso, como diz a música, estar perto da natureza é mais que necessário! Confira!

Bonito - Mato Grosso do Sul

Nosso primeiro destino das 5 cidades cheias de natureza é Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul, considerada a capital do ecoturismo brasileiro. Mas, afinal, o que é ecoturismo e por que Bonito se destaca?

Ecoturismo é definido pela própria Empresa Brasileira de Turismo, Embratur, como um ramo do turismo que visa incentivar a preservação da natureza, bem como estimular a economia local por meio do turismo sustentável.

Ou seja, com o ecoturismo, o turista consegue apreciar atrações incríveis da natureza, como trilhas, cachoeiras, grutas, como também estimula a economia local da região. E isso ajuda a trazer mais consciência ambiental, visto que os turistas desenvolvem o senso da importância da preservação do meio ambiente, ao aproveitarem tudo o que a natureza oferece.

Por isso, cidades como Bonito ganharam destaque, principalmente após a pandemia, quando muitos turistas sentiram a necessidade de estarem em mais contato com a natureza, para desestressar, após um período de isolamento.

Outra razão para que cidades como Bonito tivessem um aumento considerável no número de turistas é o aumento do preço das passagens aéreas. Para se ter uma ideia, nos últimos doze meses, as passagens aéreas sofreram um aumento considerável de 123,26%, bem acima da taxa da inflação no mesmo período (IPCA-15) fornecido pelo IBGE [1]

Portanto, optar por viagens mais curtas, ou por lugares que possam ser acessados via carros, nas diversas estradas que cortam o país, com a família viajando junto, também tem estimulado bastante o ecoturismo no Brasil.

O que encontrar em Bonito?

Bonito, conforme já dito, é a capital brasileira do ecoturismo. Dados mostram que em 2022, o turismo nacional cresceu 47,7% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O faturamento total no período foi de R$ 15,3 bilhões [1]. Isso se deve ao relaxamento das restrições da pandemia, o que faz com que o turismo nacional cresça.

Assim, Bonito recebeu, conforme dados fornecidos pelo próprio município, 18.377 turistas somente no mês de março de 2022. No ano de 2021, foram mais de 200 mil habitantes que visitaram o município.

Dentre as várias atrações de Bonito oferece, estão o Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul, as várias cachoeiras da Estância Mimosa e do Parque das Cachoeiras, Buraco das Araras, estão entre as atrações mais visitadas da região.

Nessas atrações, a prática do turismo de aventura é bastante comum, incluindo as seguintes opções de lazer:

Rapel;

Mergulho;

Flutuação;

Trilhas, dentre outras opções.

Brotas - São Paulo

A cidade de Brotas, no estado de São Paulo, é a capital brasileira do turismo de aventura. Ou seja, quem deseja adrenalina e muitas opções de atividades em contato direto com a natureza, deve ter Brotas em seu radar.

Canoagem, rafting, tirolesa e rapel estão dentre as atividades mais famosas oferecidas nas inúmeras atrações em Brotas. Afinal, o que não faltam são cachoeiras, parques e diversos outros lugares para se visitar e ficar em contato com a natureza.

Locais como Recanto das Cachoeiras, Cassorova Eco Park e Parque dos Saltos, além de atividades como rafting no Rio Jacaré Pepira estão entre as escolhas mais populares dos turistas.

Dados da Secretaria Municipal de Turismo de Brotas mostram que em 2020, ainda com as restrições da pandemia de Covid-19, Brotas teve um crescimento de 45% no número de vouchers emitidos para suas atrações turísticas [2]

Quando as atividades de turismo na cidade foram oficialmente liberadas, no mês de agosto de 2020, Brotas registrou um aumento de 34,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior [2].

Chapada Diamantina - Bahia

Outra região bastante famosa pelo turismo de aventura é a Chapada Diamantina. De fato, percorrer seus 70 mil hectares de natureza exuberante é o que atrai tantos turistas para essa região do país. Só em 2019, antes da pandemia, já houve um aumento de 15% em relação ao fluxo de turistas para a Chapada Diamantina, quando comparado ao número do mesmo período do ano anterior [3].

Apenas naquele ano, mais de 6 milhões de turistas visitaram o estado da Bahia [3] e trilhas, cavernas e lagos estão entre as atrações mais visitadas por esses turistas, os quais geralmente escolhem a cidade de Lençóis para se hospedarem, por contar com mais infraestrutura.

Muitos turistas preferem ir de Salvador até Lençóis em veículos próprios, percorrendo os 420 km de distância, em uma viagem que nem sempre a estrada é adequada. Por isso, caso você pense em alugar um carro, o ideal é considerar conforto e maior altura do veículo, para que a suspensão não sofra em alguns buracos presentes na estrada. Mas, nada tiro o brilho das atrações que a Chapada Diamantina oferece para quem vista a região.

A dica é contratar um guia para aproveitar melhor as atrações do local. Aproveite para conhecer o Rio Pratinha, a Gruta da Lapa Doce e a vista do Morro do Pai Inácio. Além disso, visita à Gruta do Poço Encantado, a Cachoeira da Fumaça, com mais de 300 m de altura, no Vale do Capão e as belíssimas paisagens do Morrão.

Por último, o ideal é programar uma viagem que inclua pelo menos alguns dias, para não deixar nenhuma atração de fora, como caminhar até a Cachoeira do Buracão e sentir a força de estar em contato tão íntimo com a natureza.

Nobres - Mato Grosso

Ainda um pouco fora do radar para um grande número de turistas, mas já fazendo parte de quem ama contato com a natureza, a cidade de Nobres, a 150 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, tem atrações sensacionais.

Ao contrário da Chapada Diamantina, que já é muito visitada, Nobres ainda não tem um grande afluxo de turistas, mas é constantemente comparada com a cidade do estado vizinho, Bonito.

Inclusive, os habitantes costumam dizer que Nobres não é bonito, é lindo, como um trocadilho com a cidade de Mato Grosso do Sul que recebe mais turistas.

A piscina natural, com água da cor do caribe, se deve à grande concentração de calcário na água. Por isso, para quem gosta de flutuação e mergulho (os quais podem ser feitos no Rio Triste), além do contato com belezas naturais, Nobres é uma cidade que deve fazer parte dos seus planos.

Assim, a Lagoa das Araras, Duto do Quebó, o Balneário Estivado, Aquário Encantado e o Complexo Turístico Akaiá fazem parte das atrações para quem planeja uma viagem a esse paraíso natural chamado Nobres.

Serra Gaúcha

Por último, a dica de uma região incrível para quem deseja maior contato com a natureza, mas não quer atividades voltadas para turismo de aventura é a Serra Gaúcha.

Nem todas as pessoas que gostam de ter contato com a natureza desejam praticar rafting em um rio com correnteza, ou praticar mergulho em rios, ou ainda explorar cavernas. Muitas vezes, o turista quer apreciar lindas paisagens, estar em contato com a natureza, mas ainda contar com uma excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes, além de várias atrações. E nisso, a Serra Gaúcha é campeã!

Na região da Serra Gaúcha, você pode optar por visitar cidades como Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, por exemplo. Nesses lugares, a gastronomia local e as atrações turísticas atraem milhares de turistas.

Os números mostram que somente a cidade de Gramado recebe mais de 6,5 milhões de turistas anualmente [4], que vão em busca de atrações como Mini Mundo, Snowland, bem como as inúmeras vinícolas da região, tais como Vale dos Vinhedos, Vinícola Casa Valduga, Vinícola Aurora e Vinícola Cantina Tonet, por exemplo.

Ainda na região, a cidade de Garibaldi é conhecida como a capital brasileira do espumante, com as Vinícolas Garibaldi e Peterlongo.

Portanto, para quem gosta de vinho, visitar a Serra Gaúcha é um roteiro mandatório. Porém, quem busca atrações cheias de verde e apreciar belezas naturais poderá se encantar com o Lago Negro, Parque Estadual do Caracol e Cânion do Itambezinho. Outras ações são o Cânion Malacara e Cânion Fortaleza, localizados na região de Cambará do Sul.

Já em São José dos Ausentes, os turistas que curtem a natureza podem visitar o Vale das Trutas e o Pico Monte Negro.

E se você deseja descansar perto da natureza, com trilhas tranquilas, então, São Francisco de Paula (cidade conhecida como São Chico) é escolhida por quem aprecia a natureza e quer aproveitar para desfrutar do Largo de São Bernardo.

Portanto, o Brasil oferece diversas opções de viagens para os amantes da natureza, tanto para os que desejam praticar esportes, sentir a adrenalina de atividades do turismo de aventura, como também aqueles que desejam apenas contemplar as belezas naturais em toda sua plenitude.