Influenza: A menos de uma semana para fim da 1ª etapa, SSA só vacinou 30% do público

Influenza: A menos de uma semana para fim da 1ª etapa, SSA só vacinou 30% do público

A menos de uma semana para o fim da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza, Salvador está longe da meta de imunização dentro do público-alvo. Apenas 30% das pessoas que deveriam receber a imunização nesta fase compareceram aos postos.

O público alvo desta fase inclui crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, 321 mil pessoas fazem parte do público desta etapa e até o momento 95.875 foram vacinadas.

Entre as crianças o índice de cobertura vacinal da influenza em Salvador está em 36%; entre as gestantes 30%; 32% puérperas; e os trabalhadores da saúde 21%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90%.

A campanha começou em 10 de abril. Uma nova fase, com novo público alvo, começa na próxima segunda-feira (10). O foco será na vacinação de idosos com 60 anos ou mais e professores. Mas mesmo com a mudança de fase, as pessoas dos grupos prioritários da primeira podem, e devem, procurar os postos para se vacinarem contra a Influenza.

A gestora ressalta que o vírus da Influenza tem potencial em causar adoecimento, internamento, e complicações e a vacina tem o objetivo de reduzir esses riscos, além de evitar aumento da demanda por serviço de saúde em meio a pandemia de Covid-19.