Carlos Santana desmaia em show e deixa palco de maca: 'Desidratei e desmaiei'

Carlos Santana desmaia em show e deixa palco de maca: 'Desidratei e desmaiei'
Músico disse que esqueceu de comer e beber água. O empresário do artista informou que ele passa bem, mas ficará em observação. Carlos Santana

Eduardo Munoz/Foto de arquivo/Reuters

O guitarrista Carlos Santana desmaiou durante um show e precisou ser retirado de maca do palco nesta terça-feira (5), em Clarkston, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. "Desidratei e desmaiei", disse o músico em seu perfil no Facebook.

De acordo com informações do site da revista "Billboard", Santana, de 74 anos, se apresentava no Pine Knob Music Theatre, um anfiteatro aberto, em Clarkston, cidade nas redondezas de Detroit, em Michigan. Ele desmaiou e precisou ser atendido médico no palco.

Carlos Santana

Rick Notter/via Reuters

As primeiras informações publicadas pela plateia nas redes sociais diziam que o músico precisava de atendimento médico e pediam orações pela saúde do artista. Cerca de 20 minutos depois, Santana saiu deitado em uma maca e acenando para o público.

A equipe do guitarrista informou em sua página do Facebook que o desmaio de Santana foi causado por exaustão devido ao calor e desidratação. Ele foi levado ao pronto-socorro local, está em observação e passa bem.

Segundo seu empresário, Michael Vrionis, a apresentação marcada para esta quarta-feira (6) com a banda Earth, Wind & Fire será adiada.

Também na sua página do Facebook, o músico deu notícias de seu estado de saúde. "Para todos, obrigado por suas preciosas orações. Cindy e eu estamos bem, apenas indo com calma. Esqueci de comer e beber água, então eu desidratei e desmaiei."

Em dezembro, Santana teve que passar por um procedimento cardíaco repentino e cancelou uma série de apresentações em sua residência em Las Vegas, de acordo com o "The Guardian". Ele voltou a se apresentar ao vivo em janeiro.

Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, Santana ganhou dez prêmios Grammy e três Grammys latinos, com um recorde de nove Grammys para um único projeto, "Supernatural", de 1999.

A longa lista de prêmios do guitarrista inclui o Billboard Century Award (1996), o prêmio Lifetime Achievement do Billboard Latin Music Awards (2009), o Kennedy Center Honors Award (2013) e, em 1998, ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame (1998).

Seu álbum mais recente, "Blessings and Miracles", foi lançado em outubro de 2021, com participações de Kirk Hammett, Chick Corea, Steve Winwood e outros.