Mata de São João: Adolescentes da rede pública participam de vivências em aldeia indígena

Mata de São João: Adolescentes da rede pública participam de vivências em aldeia indígena
Cem adolescentes de escolas da rede municipal de Salvador e Mata de São João, participarão entre os dias 27 de junho e 3 de julho de uma das etapas do projeto "Era Uma Vez…Brasil". A iniciativa reconta a história do Brasil, trabalhando narrativas não mostradas pelos livros sobre os povos originários. Em novembro, o projeto levará parte desses estudantes para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

Durante os sete dias de atividade, os alunos participantes ficarão imersos em um acampamento participando de oficinas de audiovisual, de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Quilombo do Quingoma, em Lauro de Freitas, no dia 29 de junho, e indígenas, na Aldeia Portal Tupinambá, em Massarandupió. O projeto desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas.

Além de Salvador e Mata de São João, a iniciativa mobiliza simultaneamente professores de História e alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de oito cidades brasileiras como: ainda na Bahia, Jacobina; Belo Jardim, em Pernambuco; e Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo. Salvador e Mata de São João participam do projeto desde 2016.

"Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto", destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do projeto. Em todo o país, foram mais de 2.700 inscritos, sendo 303 alunos de Salvador e Mata.