Dori e Mônica Salmaso juntos no show "Canto Sedutor"

doricaymmiemonocasalmaso

Amigos e parceiros musicais, Mônica Salmaso e Dori Caymmi retornam a São Paulo no final do mês para mais duas apresentações do show “"Canto Sedutor”, agora em formato mais intimista. Eles estarão no palco acompanhados por Teco Cardoso (produtor do disco e flautista), Bré Rosário (percussão), Neymar Dias (viola caipira) e Lulinha Alencar (acordeon e piano). Os shows acontecem no Baretto (região dos Jardins), no dia 28 próximo, e na Casa de Francisca (centro), no dia 29.

Após a estreia nacional ocorrida recentemente também em São Paulo, os dois voltam à cidade, celebrando essa parceria em mais duas noites. No palco, o repertório do disco homônimo, que acaba de ser lançado pela Biscoito Fino e vem colhendo elogios entusiasmados da crítica. Mônica Salmaso celebra: “Serão mais duas noites de gala coroando este encontro, convictos da importância da música na nossa sanidade e organização emocional, como diz o lindo verso “todo canto mesmo triste, ameniza a dor do mundo”, de Paulo César Pinheiro, em "Voz de Mágoa"”.

 

A ideia de realizar “Canto Sedutor” foi gestada na pandemia, quando Mônica convidou Dori para participar de “Ô de Casas”, dividindo com ela os vocais em “História Antiga”. O resultado foi tão satisfatório que levou à realização de mais três números para a série. Era o impulso necessário para Mônica expressar seu desejo de realizar esse projeto. “Ver nossas vozes juntas é um sonho meu antigo. A música do Dori é referência para algumas gerações de músicos e cantores. Eu, entre eles. Fiz esta proposta, de fazermos um disco juntos, com a condição de que ele cantasse também”, celebra Mônica. Convite aceito, a realização foi bastante rápida: as gravações ocorreram em outubro de 2021, no estúdio Monteverdi, na capital paulista.

O trabalho é centrado na parceria de Dori Caymmi com Paulo César Pinheiro. O disco reúne as inéditas "Raça Morena", "A água do Rio Doce", além da faixa-título. Apresenta clássicos como "Velho Piano", "Desenredo", "Estrela de Terra" e "História Antiga", embrionária deste projeto, além da safra mais recente da dupla de compositores, em "Vereda", "Voz de Mágoa", "Delicadeza", "Quebra-Mar" e "À Toa". O show reúne ainda composições que nasceram instrumentais e foram posteriormente letradas, como "O Passo da Dança" e "Flauta, Sanfona e Viola".

Em paralelo às apresentações do show “Canto Sedutor”, Dori e Monica mantém projetos individuais. A cantora, por exemplo, inicia em setembro uma tour nacional como convidada de Chico Buarque, na nova turnê ´do cantor e compositor, anunciada na semana passada.

Ouça o disco “Canto Sedutor”, base do show de Dori Caymmi e Mônica Salmaso: