Corregedor das Comarcas do Interior determina inspeção extraordinária em Encruzilhada

Corregedor das Comarcas do Interior determina inspeção extraordinária em Encruzilhada
O corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Fonseca, autorizou na terça-feira (7) a realização de inspeção extraordinária no município de Encruzilhada. Essa é a segunda vez que uma inspeção extraordinária é autorizada durante uma audiência pública. A primeira ocorreu em Santo Estêvão, em maio, quando o advogado Marcelo Gallo, presidente da subsecção da OAB, apresentou requerimento para tomada de providências em Rio Real. O pedido foi deferido pelo corregedor.

"Estamos abrindo portas, sempre dispostos a ouvir os anseios da sociedade e, certamente, juntos, encontraremos soluções para as questões do Judiciário", afirmou o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Fonseca, na abertura do encontro, na Câmara de Vereadores.

Muitos magistrados participaram da audiência: o juiz Pedro Ávila, de Anagé; a juíza Thalita Pimentel, de Cândido Sales; a juíza Isadora Marques, de Itambé; e a juíza Adiane Oliveira, de Belo Campo, e a juíza Janine Ferraz, titular da Vara Crime de Poções, que representou a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juíza Nartir Dantas Weber. A magistrada elogiou as unidades do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) das comarcas vizinhas e afirmou que, na região, consegue trabalhar em rede.

A audiência pública em Poções marcou mais uma etapa da Visita Regimental da Corregedoria, que será encerrada nesta quarta-feira (8), com inspeções nos cartórios judiciais e extrajudiciais de Tremedal e Belo Campo.

A promotora de Justiça em Poções, Daniela de Almeida, registrou e agradeceu o trabalho desenvolvido pela Corregedoria, lembrando a passagem do desembargador na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Acrescentou que Poções vive em um sistema de "harmonia institucional", e elogiou o trabalho desenvolvido na comarca, referência em Justiça restaurativa e na área da criança e do adolescente.

"A audiência foi muito proveitosa, uma oportunidade de um diálogo direto com a Corregedoria, levando as nossas necessidades e, sobretudo, construindo soluções comuns", disse a advogada Luciana Santos Silva, presidente da OAB da Subseção de Vitória da Conquista, representando a presidente da OAB seção Bahia.

Também estiveram presentes o secretário de Administração de Poções, Jean Santos, representando a prefeita Erenilda Magalhães; o presidente da Câmara de Vereadores, José Macêdo; advogada Géssica Santos, delegada da OAB de Poções; João Carlos Pierote, delegado de Poções e o major Heroney Santana, comandante da 79ª CIPM de Poções, além de servidores, agentes de serventias extrajudiciais e demais representantes da sociedade civil.