'Ele chegou sem vida. Tentamos o protocolo de reanimação, sem sucesso', diz médico que atendeu o cineasta Breno Silveira

'Ele chegou sem vida. Tentamos o protocolo de reanimação, sem sucesso', diz médico que atendeu o cineasta Breno Silveira
De acordo com o clínico geral Ednaldo Vieira, o cineasta teve um infarto fulminante enquanto filmava na cidade de Vicência, no interior de Pernambuco. Breno SIlveira morre aos 58 anos

Reprodução/TV Globo

O cineasta Breno Silveira, 58 anos, morto neste sábado (14), em Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sofreu um infarto fulminante. "Ele já chegou sem vida. Levamos para a sala vermelha, de emergência, fizemos o protocolo de urgência, de reanimação, mas nossos esforços foram sem sucesso, infelizmente", afirma o médico Ednaldo Vieira, que assinou o atestado de óbito.

Breno foi levado à Unidade Mista Naíde Ramos Maranhão, único hospital de Vicência, por volta das 10h45 , por algumas pessoas da equipe de filmagem.

Os médicos tentaram ressuscitar o paciente durante cerca de 20 minutos. "Havia ausência de respiração, de pulso, cianose, as pupilas estavam dilatadas. As pessoas que o acompanhavam disseram que ele tinha pressão alta e pudemos fechar o diagnóstico clínico de infarto fulminante", afirmou o médico.

Vieira disse que os acompanhantes contaram que Breno começou a sentir dor no peito e falta de ar durante a filmagem, mas que preferiu continuar trabalhando, até que piorou e perdeu a consciência. As filmagens do longa aconteciam em um engenho a cerca de 15 minutos do hospital.

De acordo com Vieira, o corpo já está liberado e, por volta das 14h, aguardava parentes para a retirada.

O médico conta que ficou bastante abalado quando soube de quem se tratava. "Só soube depois que era ele. Assisti aos filmes, lamento muito, pelo brilhantismo do artista e por ver o quanto a equipe dele ficou consternada e abalada com o acontecido", disse.

Breno estava em Pernambuco para as gravações do filme “Dona Vitória”, com Fernanda Montenegro no papel título. A trama conta a história de uma aposentada que desmontou uma quadrilha de traficantes e policiais a partir de imagens gravadas da janela do seu prédio, em Copacabana.

Biografia

Breno Silveira se formou pela École Louis Lumière, de Paris, e teve sua primeira experiência como diretor de fotografia no longa “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil”, em 1995.

LEIA TAMBÉM

PERFIL: Breno Silveira teve carreira marcada por histórias brasileiras e inspiradas em fatos reais

PLAYLIST: Reveja entrevistas concedidas por Breno Silveira

Em 2000, foi diretor de fotografia do filme “Eu Tu Eles”, filme que chegou a ser selecionado para participar da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

Em 2005, estreou no cinema dirigindo “Dois Filhos de Francisco”, o filme mais assistido daquele ano com mais de 5 milhões de espectadores. O longa chegou a obter o posto de maior sucesso do cinema nacional desde a chamada retomada do setor, batendo ''Carandiru'', de Hector Babenco.

A história da dupla de sucesso Zezé Di Camargo e Luciano recebeu mais dez indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, inclusive na categoria de melhor filme. Levou a melhor em quatro categorias.

Outras produções famosas de Breno Silveira são “Gonzaga: de pai para filho (2012)” e "Era uma vez" (2008).

No ano passado, Silveira estreou "Dom", uma série de ficção inspirada nas invasões de prédios feitas por uma gangue liderada pelo "bandido gato", no Rio de Janeiro. Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, era um jovem de classe média e dependente químico que acabou indo para o crime.

Na época, ele afirmou ao g1 que a ideia da série surgiu depois que o pai de Dom o procurou pedindo que alguém contasse a história do filho por uma outra ótica diferente das páginas de polícia dos jornais da época.

"Comecei a escutar aquele cara ainda muito transtornado com tudo. A princípio, me pareceu uma história muito pesada para contar, mas percebi que, no fundo, tinha uma história de pai e filho ali. Tinha uma outra camada que não era só o que ele me contava", afirmou Silveira, na época.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias