Mudanças no intestino podem ser sinal de doença inflamatória

Mudanças no intestino podem ser sinal de doença inflamatória
A Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC) são os principais tipos da Doença Inflamatória Intestinal (DII), com ocorrência crescente no Brasil e no mundo, conforme a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD). No Brasil, a DC e a RCU afetam entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes. Um estudo publicado na revista britânica The Lancet apontou para a existência de 6,8 milhões de casos de DII no mundo em 2017.

Diante do crescimento mundial da incidência da DII, os médicos aproveitam o Maio Roxo - mês de alerta e conscientização - e chamam a atenção para a importância do tratamento precoce, pois são doenças que não têm cura, reduzem a qualidade de vida do paciente, aumentam a incapacidade e sobrecarregam o sistema de saúde.

"O atraso no diagnóstico pode levar a complicações mais sérias, incluindo intervenções cirúrgicas. Por isso, é importante que o paciente seja avaliado e acompanhado por uma equipe especializada no tratamento", explica o gastroenterologista Bruno César da Silva, que tem um trabalho dedicado às doenças inflamatórias intestinais.

"Além dos sintomas e impacto na qualidade de vida, os pacientes se preocupam com as complicações causadas pela DII. Dentre elas, o maior risco de desenvolver câncer de intestino se destaca. No entanto, o controle rigoroso do processo inflamatório pode reduzir essa chance para níveis semelhantes aos da população normal", esclarece o médico.

O especialista diz ainda que, apesar do risco de câncer de intestino ser maior na população com Retocolite Ulcerativa, indivíduos com Doença de Crohn também estão mais propensos a desenvolver esse tipo de neoplasia quando comparados à população em geral.

Sem causa exata conhecida (acredita-se que seja multifatorial), a DII acomete igualmente homens e mulheres, mas predomina em jovens, sendo diagnosticada normalmente antes dos 30 anos.

O gastroenterologista explica que alguns sintomas, como a diarreia, são comuns às duas doenças e também estão presentes em outras patologias, o que pode retardar o diagnóstico. Na Retocolite Ulcerativa, que se caracteriza pela inflamação da mucosa do cólon e do reto, os primeiros sinais podem ser evacuações diarreicas com sangue, desejo urgente de evacuar e dor abdominal. A diarreia pode aparecer lentamente ou surgir de maneira súbita, podendo haver também manifestações extraintestinais, tais como dores articulares e lesões na pele, como ressalta o médico.

"Na Doença de Crohn, dor abdominal, diarreia e perda de peso se destacam como sintomas mais frequentes, mas outros podem ocorrer, tais como manifestações na região anal, a exemplo de fissuras, fístulas e abscessos", enumera.

A Doença de Crohn é crônica, se caracteriza por uma inflamação na parede intestinal e pode envolver qualquer porção do trato gastrointestinal, desde a cavidade oral até o ânus. "Em geral, quando tratados, os pacientes podem ter vida ativa e produtiva", completa.

O diagnóstico envolve a realização de exames laboratoriais e de imagem e o tratamento requer acompanhamento especializado. A administração de medicamentos pode controlar os sintomas e cicatrizar a mucosa intestinal. Em alguns casos, intervenções cirúsrgicas podem ser realizadas.