Tudo que você precisa saber sobre possível retorno.

Criador do Orkut reativa site e promete novidades.

 Tudo que você precisa saber sobre possível retorno.

Domínio orkut.com foi reativado e exibe comunicado de Orkut Büyükkökten sobre novo projeto; entenda se o Orkut voltou e veja se é possível criar conta e recuperar fotos

A expectativa pela volta do Orkut despertou muitas dúvidas entre os usuários. Desde que o domínio orkut.com foi reativado, na última quarta-feira (27), os internautas querem saber quando a rede social, extinta em 2014, vai voltar a funcionar e se já é possível criar uma conta na plataforma. O assunto é o mais buscado no Brasil nesta quinta-feira (28), de acordo as tendências de pesquisas diárias da ferramenta de análise Google Trends.

Mas o fato é que ainda há muita incerteza sobre a volta do site criado por Orkut Büyükkökten, enquanto o engenheiro de software turco trabalhava no Google. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, o TechTudo compilou tudo o que se sabe até o momento sobre o possível ressurgimento da rede social mais popular do Brasil no início dos anos 2000. Entenda, a seguir, se o Orkut voltou, se já é possível criar conta na rede e recuperar fotos postadas na antiga plataforma.


O orkut está volta?

O domínio orkut.com foi reativado na quarta-feira (27), mas isso não significa que a volta da rede social está garantida. A página traz um comunicado oficial, assinado pelo próprio Orkut Büyükkökten, em que ele afirma: "Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. [...] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

A mensagem dá a entender que uma nova plataforma está para ser lançada, e os dizeres sobre conexão entre pessoas reforçam a ideia de que se trate de uma rede social. O uso da logomarca do finado site fortalece o sentimento de que se trata de uma nova versão do Orkut, talvez resgatando os recursos mais amados da antiga rede, mas com uma roupagem diferente.

No entanto, o texto, que traz versões em inglês e português, é bastante aberto a interpretações. O futuro projeto poderia também ser algo completamente diferente — ou nem mesmo vir a ser lançado.

Posso criar uma conta no Orkut?

Não. O domínio orkut.com não traz qualquer forma de login ou formulário para criação de conta. Existe apenas um espaço, ao final do comunicado, para quem quiser registrar seu e-mail e receber as novidades sobre o novo projeto de Orkut Büyükkökten em primeira mão.



Comunicado no orkut.com permite registrar e-mails para receber novidades sobre projeto envolvendo o Orkut — Foto: Reprodução/Orkut.com