Chitãozinho & Xororó têm saga sertaneja contada na série biográfica 'As aventuras de José & Durval'

Chitãozinho & Xororó têm saga sertaneja contada na série biográfica 'As aventuras de José & Durval'
? Nomes fundamentais no processo de ampliação do público e do território da música sertaneja a partir da década de 1970, Chitãozinho & Xororó têm a saga contada na série biográfica As aventuras de José & Durval. Produção do Globoplay e da 02 Filmes, desenvolvida em parceria com a TV Globo e produzida com direção geral de Hugo Prata, a série teve encerradas as gravações no interior do estado de São Paulo.

Dividida em oito episódios de 45 minutos, a série As aventuras de José & Durval narra a saga de José Lima Sobrinho (o Chitãozinho, interpretado na série pelo ator Rodrigo Simas) e Durval Lima (o Xororó, vivido pelo ator Felipe Simas, irmão de Rodrigo na vida real) desde a infância na interiorana cidade paranaense de Astorgas (PR) – onde José e Durval nasceram em 1954 e 1957, respectivamente – até o progressivo sucesso alcançado na carreira iniciada em 1970.

Beneficiados pelo processo de eletrificação da música sertaneja, movimento iniciado nos anos 1960 com a inserção de guitarras em som de sotaque até então essencialmente caipira, Chitãozinho & Xororó se popularizaram ao longo da década de 1970 com discos de repertório pautado por letras embebidas em romantismo sentimental, o que facilitou a absorção das músicas e das vozes anasaladas da dupla pelo público de centros urbanos.

Essa trilha de sucesso foi pavimentada com o estouro de músicas como 60 dias apaixonado (Darci Rossi e Constantino Mendes, 1979) e Fio de cabelo (Darci Rossi e Marciano, 1982).