Boletim da Fiocruz aponta para crescimento de letalidade da Covid no Brasil no mês de abril

Boletim da Fiocruz aponta para crescimento de letalidade da Covid no Brasil no mês de abril

A taxa de letalidade entre as pessoas infectadas pela Covid-19 cresceu de 3% no mês de março para 4,4% em abril. O aumento foi identificado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e consta no boletim divulgado nesta quarta-feira (28). Para fim de comparação, a entidade destaca que o indicador estava em torno de 2% no final de 2020.

Os dados que apontaram o aumento foram registrados durante a 15° semana epidemiológica (18 e 24 de abril), mas que já eram observados desde o início do mês, ressalta reportagem do Portal G1. Inclusive, no boletim divulgado em 6 de abril, a taxa já era de 4,2%.

"Este aumento pode ser consequência da falta de capacidade de se diagnosticar correta e oportunamente os casos graves, somado à sobrecarga dos hospitais, que tem dificultado o acesso de pacientes aos cuidados necessários e também comprometido a qualidade do cuidado ofertado", trazem os pesquisadores em um trecho do boletim.

Valer deixar claro que há diferença entre taxa de letalidade e de mortalidade. A primeira se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela, enquanto a segunda diz respeito a quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar.

O número de mortes permaneceu elevado durante o período de observação da Fiocruz. De acordo com o boletim, foram registradas médias diárias de 2,9 mil mortes.