Jon Batiste: quem é o músico e ativista que superou astros pop e levou Grammy de álbum do ano

Jon Batiste: quem é o músico e ativista que superou astros pop e levou Grammy de álbum do ano
Escute podcast g1 ouviu com craque do jazz e do R&B. Ele se destacou nos protestos antiracistas e fez trilha de 'Soul'. Jon superou Billie Eilish e Olivia Rodrigo na categoria mais cobiçada do Grammy. Jon Batiste mostra os prêmios que recebeu no Grammy 2022

Patrick T. Fallon/AFP

Fãs novinhos que esperavam o Grammy de álbum do ano para Olivia Rodrigo, Billie Eilish ou Doja Cat ficaram com cara de interrogação quando o prêmio foi anunciado para "We are", de Jon Batiste.

O músico de jazz e R&B de 35 anos ficou conhecido nos EUA na banda do talk show de Stephen Colbert. Ele também se destacou nos protestos do Black Lives Matter em 2020. Ele reflete sobre o ativismo no álbum que ganhou o prêmio mais cobiçado da indústria da música.

O podcast G1 Ouviu contou em 2021 a história de Jon Batiste e da produção da trilha sonora de 'Soul'. Ouça abaixo.

Jon Batiste nasceu na Louisiana e se firmou como grande nome do novo jazz americano. Ele já tinha sido bicho papão das premiações de trilha sonora em 2021 com "Soul". Com o parceiro Trent Reznor, ele levou essa categoria no Oscar, no Globo de Ouro, no Critic"s Choice e no Bafta.

Ele também levou essa categoria no Grammy 2022 por "Soul", além dos prêmios de melhor clipe, por "Freedom", melhor performance de raiz americana e melhor canção de raiz americana, por "Cry". Jon estava indicado a 11 categorias e ganhou 5 prêmios.

Jon Batiste

Divulgação

Jon contou que o trabalho durou dois anos e não tinha um caminho pronto. Muitas vezes eles faziam a música antes de a cena ser escrita - e a partir da trilha eles animavam os personagens. Às vezes, adaptavam o som a ideias de animação.

Foi um trabalho de colaboração e improvisação, como no jazz.

Cena de 'Soul'

Divulgação

O trilheiro fez ponta de roteirista. "Na primeira cena tem um diálogo que eu criei. Quando o Joe está falando com a banda da escola, eu escrevi aquilo como um jeito de mostrar como os meus professores falavam comigo", ele conta.

O músico explica que, assim como no filme, o além e a Terra se misturavam um pouco. "A gente se falava e escutava a música um do outro; às vezes trabalhávamos juntos.'

Jazzista, astro de TV e ativista

A grande referência de Jon Batiste é Spike Lee. Ele trabalhou na trilha e atuou em "Verão em Red Hook", de 2003. O músico cita outros dois filmes do cineasta como referências: "Mais e melhores blues", de 1990, e "A hora do show," de 2000 - ambos com interseção entre cinema e música.

A influência do Spike Lee tem tudo a ver com sua a história do músico e ativista. No ano passado, Jon entrou com tudo nos protestos antirracistas do Black Lives Matter Ele foi para a rua com instrumento musical na mão e virou líder de várias manifestações em Nova York.

Jon Batiste comanda protesto antirracista em Nova York em 2020

Reprodução / YouTube

Jon circula bem entre os artistas politicamente ativos nos EUA. Além de ser um dos principais músicos da nova cena do jazz, ele comanda a banda do talk show de Stephen Colbert, que se tornou um dos maiores críticos do governo Trump.

O músico aproveitou o reconhecimento com o programa, as trilhas e os discos para ajudar nos protestos. Até lançou uma música para as manifestações, "We Are", que deu nome ao seu disco premiado no Grammy.

Dá para achar vídeos de Jon Batiste com alto-falante em uma mão, keytar na outra, puxando "Empire State of Mind" no protesto. "Em 2020 eu emergi como líder no meu país", ele diz, sem falsa modéstia.

"Descobri que a música pode juntar as pessoas de um jeito que nada mais pode. A música e as artes são muito importantes, particularmente quando o país está tão dividido", ele defende

Além de protestar, ele quer vir ao Brasil. "Eu fui convidado para tocar com o Hermeto Pascoal", ele conta. Jon elogia o brasileiro e diz que o show vai acontecer quando a pandemia passar.

"Eu amo Caetano Veloso, amo Antônio Carlos Jobim, amo Anitta. Eu gosto de tudo isso", diz o eclético jazzista.

Assista ao trailer de 'Soul'