Quem é Chris Rock, comediante que levou tapa na cara de Will Smith durante Oscar 2022

Quem é Chris Rock, comediante que levou tapa na cara de Will Smith durante Oscar 2022
Comediante de stand-up é diretor, produtor e criou a série 'Todo mundo odeia o Chris'. Em 2016, ele fez discurso sobre falta de diversidade e chamou o Oscar de 'prêmios dos brancos'. Chris Rock é ator, comediante, diretor e produtor

REUTERS/Carlo Allegri

O ator e comediante Chris Rock se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta segunda-feira (28) após levar de Will Smith um tapa no rosto durante a cerimônia do Oscar 2022 (veja vídeo abaixo).

Rock tem 57 anos, é pai de duas filhas e ficou conhecido por ser um dos mais importantes comediantes de Hollywood, além de ser diretor, produtor e autor de livros. No Brasil, o trabalho mais conhecido dele é o da série "Todo mundo odeia o Chris" (2005-2009), da qual é criador e narrador.

Ao apresentar a categoria de melhor documentário, Rock comparou a atriz Jada Pinkett Smith - mulher de Will Smith- a personagem de Demi Moore em "Até o limite da honra", que tem a cabeça raspada.

Jada, de 50 anos, no entanto, tem alopecia, condição capilar que a faz perder o cabelo. Ela começou a falar sobre a doença nas redes sociais em 2018.

Will Smith dá tapa na cara de Chris Rock e, em seguida, ganha Oscar de melhor ator

A primeira vez que foi chamado para apresentar uma edição do Oscar foi em 2005. Ele retornou em 2016, ano que fez um forte discurso sobre o problema da diversidade na maior indústria de entretenimento do mundo.

Will Smith dá tapa na cara de Chris Rock durante o Oscar 2022

Quem é Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith e alvo de piada de Chris Rock

Nada justifica violência x piada tem limite: os argumentos de cada lado sobre o tapa de Will

"Bom, estou no Oscar da Academia, também conhecido como os prêmios dos brancos", ironizou, na época, referindo-se à ausência de indicados negros nas principais categorias.

"Vocês se dão conta de que, se eles indicassem os apresentadores, eu nem teria este trabalho? Todos vocês estariam assistindo a Neil Patrick Harris nesse exato momento", brincou.

Chris Rock faz discurso de abertura do Oscar 2016

REUTERS/Mario Anzuoni

Comédias e filmes premiados

Chris Rock e Max Minghella numa cena do filme "Espiral - O Legado de Jogos Vorazes"

Divulgação

Entre seus especiais de comédia conhecidos estão o stand-up Tamborine , Kill the Messenger, Never Scared, Bigger & Blacker e Bring the Pain. Com essas produções, conseguiu levar para a casa três prêmios Grammy e dois Emmy.

A grande oportunidade de Rock na televisão começou como membro do elenco do Saturday Night Live. Ele produziu, escreveu e narrou a premiada série "Todo mundo odeia o Chris".

Além de atuar, Rock dirigiu o especial de comédia da HBO "Amy Schumer: Live at the Apollo" e produziu "Totally Biased com W. Kamau Bell".

Em 2009, ele se aventurou no mundo do documentário como escritor e produtor de "Good Hair". O filme aclamado pela crítica ganhou o Prêmio Especial do Júri de Sundance e o Prêmio NAACP Image de melhor documentário.

Rock escreveu, dirigiu e estrelou o filme de comédia "No Auge da Fama", em 2014. Outros trabalhos no cinema foram as franquias "Gente Grande" e "Madagascar". A filmografia tem ainda "2 Dias em Nova York", "Morte no Funeral" e "Enfermeira Betty".

Ano passado, Rock estrelou como Loy Cannon na quarta temporada da série "Fargo". Recentemente, terminou a produção do filme biográfico "Rustin" e anunciou uma turnê mundial com o show de stand-up "Chris Rock Ego Death".

Pedido de desculpas

Will Smith bate em Chris Rock no Oscar 2022

Brian Snyder/Reuters

Will Smith levou o prêmio de melhor ator por "King Richard: criando campeãs". Ao final do discurso de agradecimento, no qual ficou visivelmente emocionado, o ator pediu desculpas à Academia e aos presentes, mas sem citar diretamente a agressão ou Chris Rock. Ele também disse que espera ser novamente convidado para a cerimônia pela Academia.

Em "King Richard: Criando campeãs", Will Smith interpreta o "rei" Richard do título, o pai e treinador de duas das maiores jogadoras de tênis da história, Venus e Serena Williams. Durante o discurso, Will Smith citou Richard Williams.

Will Smith se emociona no discurso pelo Oscar de melhor ator

Brian Snyder/Reuters

"Denzel [Washington] me disse alguns minutos atrás: 'No seu momento mais alto, tenha cuidado, é quando o diabo vem para você'. Eu quero ser um receptáculo para o amor. Quero agradecer a Vênus e Serena e toda a família Williams por me confiar sua história."

"Isso é o que eu quero fazer. Eu quero ser um embaixador desse tipo de amor, cuidado e preocupação. Quero me desculpar com a Academia, quero me desculpar com todos os meus colegas indicados. Este é um momento lindo e não estou chorando por ganhar um prêmio. Não se trata de ganhar um prêmio para mim; é sobre ser capaz de iluminar todas as pessoas.

"A arte imita a vida. Eu pareço o pai maluco, assim como eles disseram sobre Richard Williams. Mas o amor vai fazer você fazer coisas loucas".

Depois da premiação, a polícia de Los Angeles divulgou que Chris Rock não quis prestar queixas, e a Academia declarou que não apoia violência.

Jada e Will Smith chegam na cerimônia do Oscar no domingo (27)

Mike Blake/Reuters