Morte de Chico Anysio completa dez anos; relembre a vida do artista

Morte de Chico Anysio completa dez anos; relembre a vida do artista
Humorista começou no rádio, fez sucesso na TV e muitos filmes Chico Anysio em foto de janeiro de 2009, no Rio de Janeiro

Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo

A morte do humorista Chico Anysio completa dez anos nesta quarta-feira (23). Em 2012, o artista, que também era roteirista e escritor, foi vítima de falência múltipla dos órgãos aos 80 anos, depois de passar por uma série de internações.

A cantora Elza Soares e o humorista Chico Anysio se apresentam juntos show na capital paulista em novembro de 1967

Estadão Conteúdo/Arquivo

Em seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou cerca de 200 personagens que utilizou para satirizar desde políticos e galãs de telenovelas até figuras comuns da cultura nacional.

Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará, e se destacou tanto na rádio e na televisão, onde comandou por muitos anos os principais programar de humor, assim como no cinema e no teatro.

Apesar de em sua adolescência ter participado de vários concursos de humor em rádios do Rio e de São Paulo, Chico ganhou fama em 1947 ao conquistar o primeiro lugar no programa humorístico 'Papel Carbono', que na época era líder de audiência na "Rádio Nacional".

Pelé e Chico Anysio durante as gravações da 'Escolinha do Professor Raimundo'

Acervo Grupo Globo

Dois anos depois já era um das atrações fixas da "Rádio Guanabara" ao lado dos grandes comediantes da época, entre eles Grande Otelo.

Em 1957 estreou na televisão no programa 'Aí vem Dona Isaura', na extinta 'TV Rio'. Foi ali que criou seu personagem mais famoso, o Professor Raimundo.

O personagem foi imortalizado na "Escolinha do Professor Raimundo", seu principal programa na televisão junto com "Estados Anysios" e "Chico City".

10 anos sem Chico Anysio: relembre entrevistas e personagens; VÍDEOS