Saúde mental e animais: ouça história de cachorro que ajudou a curar a depressão de sua tutora

Saúde mental e animais: ouça história de cachorro que ajudou a curar a depressão de sua tutora
Atriz e influenciadora digital contou no podcast 'Bichos na Escuta' sobre a convivência com Theodoro, cão que a auxiliou em sua recuperação emocional. Quando Duda Reis ganhou seu cachorrinho Theodoro, ela não imaginou que ele seria um aliado na batalha contra a depressão que viveu anos depois. Sempre por perto, Theo a acalmava durante as crises de ansiedade, além de ser um incentivo para sair de casa todo dia. Nesse episódio de 'Bichos na Escuta', a jornalista Giuliana Girardi conversa com a atriz e influenciadora digital, que contou como a presença do animal a ajudou no tratamento de depressão, síndrome do pânico, bulimia e anorexia, diagnósticos que teve em 2020. Consultora do podcast, a veterinária Rita Ericson também participa do episódio. Ouça o podcast completo no player acima.

Duda Reis com Theodoro

Arquivo pessoal

Era curioso, poderia qualquer pessoa estar do meu lado, mas eu me sentia sozinha. Eu só me sentia em casa, bem, quando estava com o Theo. Eu olhava para ele e era como se fosse a personificação de lar.

Fã desde criança do desenho animado 'A Dama e o Vagabundo', Duda sempre sonhou em ter um cachorro da mesma raça que a personagem Dama do filme. Assim Theodoro surgiu em sua vida, o Cavalier Spaniel que é seu parceiro há quatro anos. A atriz conta que, apesar dos animais precisarem dos cuidados dos seus tutores, foi ela quem precisou do Theo nos últimos anos. "Às vezes você não quer nem levantar da cama quando está em depressão. Mas quando eu olhava para o Theo, eu tinha que levantar da cama porque eu tinha que dar comida para o meu cachorro, cuidar dele, levar ele para passear. Então, eu não tinha opção de ceder tanto para a depressão já que ele precisava de mim", ela relata.

Consultora do podcast Bichos na Escuta, a veterinária Rita Ericson reforça a importância dos "terapeutas de quatro patas" no tratamento dos transtornos psíquicos de seus tutores, mas faz um alerta: as pessoas devem ter responsabilidade para cuidar dos animais e avaliar as reais possibilidades para ter um animal de estimação.

"Em situações em que a pessoa está passando pela primeira vez por um quadro de depressão ou até mesmo para crianças do espectro autista, a entrada de um animal pode ser maravilhosa, mas às vezes a família não está com estrutura para isso. Não é um milagre, né? Os animais têm esse potencial, mas a gente tem que considerar o lado deles. É uma vida."

Ouça outros episódios de 'Bichos na Escuta':

PRIMEIROS SOCORROS: o que fazer em caso de acidente com animais

ADESTRAMENTO DE GATOS: aprenda truques e dicas práticas

VOZES DE PET: conheça os dubladores que fazem sucesso nas redes sociais

LUTO: como lidar com a morte de um pet

VIAGEM DE AVIÃO: ouça dicas de como transportá-lo

ALIMENTAÇÃO NATURAL OU RAÇÃO: descubra as vantagens de cada tipo de comida

GATOS OU CACHORROS: entenda vantagens e diferenças de cada pet

CHAMA OS CACHORROS: descubra os bastidores dos pets de Ana Maria Braga

ADOÇÃO NA PANDEMIA: ouça dicas em novo podcast para apaixonados por pets

PETS EM CONDOMÍNIO: quais as regras para boa convivência

A influenciadora digital e seu cachorro, Thedoro.

Arquivo pessoal

OUÇA AGORA O EPISÓDIO COMPLETO:

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.