PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros

Vazamento de informaƧƵes foi o maior jĆ” registrado no país. Hacker foi encontrado em UberlĆ¢ndia (MG); investigadores também cumprem 5 mandados de busca e...

PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros
Vazamento de informaƧƵes foi o maior jĆ” registrado no país. Hacker foi encontrado em UberlĆ¢ndia (MG); investigadores também cumprem 5 mandados de busca e apreensĆ£o. Polícia Federal deflagra operaĆ§Ć£o contra divulgaĆ§Ć£o e comercializaĆ§Ć£o de dados de brasileiros

PF/DivulgaĆ§Ć£o

A Polícia Federal prendeu em UberlĆ¢ndia (MG), nesta sexta-feira (19), o suspeito do maior vazamento de dados do Brasil. De acordo com a investigaĆ§Ć£o, o hacker, conhecido como Vandathegod, é responsĆ”vel pela divulgaĆ§Ć£o de informaƧƵes de 223 milhƵes de brasileiros.

PF abre inquérito para investigar megavazamento de dados de cidadĆ£os e autoridades

Além da prisĆ£o, a operaĆ§Ć£o da PF, batizada de Deepwater, cumpre cinco mandados de busca e apreensĆ£o nos municípios de Petrolina (PE) e UberlĆ¢ndia (MG). A suspeita é que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos.

As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF. A investigaĆ§Ć£o é realizada pela Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal.

PF deflagra operaĆ§Ć£o contra vazamento de dados de brasileiros

PF/DivulgaĆ§Ć£o

Os investigadores identificaram que, em 2021, dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A pĆ”gina é especializada em troca de informaƧƵes sobre atividades cibernéticas.

Nesse site, eram apresentadas informaƧƵes de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereƧo.

De acordo com a PF, a divulgaĆ§Ć£o de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuĆ”rio do fórum que, ao mesmo tempo, expôs a venda o restante das informaƧƵes sigilosas — elas poderiam ser adquiridas com criptomoedas.

Após diligências, a Polícia Federal identificou o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados, assim como outro hacker que estaria vendendo os dados por meio suas redes sociais.

Policiais federais apreendem equipamentos eletrônicos em operaĆ§Ć£o contra divulgaĆ§Ć£o de dados de brasileiros

PF/DivulgaĆ§Ć£o

Nesta sexta, os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos, como dispositivos de armazenamento e um computador (veja foto acima).

Em 28 de janeiro, a Polícia Federal recebeu pedido da Autoridade Nacional de ProteĆ§Ć£o de Dados (ANPD) para abrir a investigaĆ§Ć£o contra o vazamento dos dados.

O órgĆ£o é responsĆ”vel por zelar pela proteĆ§Ć£o de informaƧƵes pessoais e por implementar e fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de ProteĆ§Ć£o de Dados no Brasil.

Saiba mais sobre o megavazamento de dados de 223 milhƵes de brasileiros

VÍDEOS: tire dúvidas sobre vazamentos de dados e veja como se proteger