Bispo emérito de Alagoinhas morre aos 95 anos, por complicações do Alzheimer

Bispo emérito de Alagoinhas morre aos 95 anos, por complicações do Alzheimer

Dom Jaime Mota de Farias foi nomeado o segundo bispo titular da Diocese de Alagoinhas em 1985, permanecendo no cargo até abril de 2002. Bispo Emérito da Diocese de Alagoinhas morreu na madrugada desta terça-feira

Morreu aos 95 anos Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito de Alagoinhas, cidade a cerca de 120 km de Salvador. De acordo com a Diocese, ele faleceu por complicações do Alzheimer, na madrugada desta terça-feira (13).

O corpo do bispo começou a ser velado no início da manhã desta terça, na Catedral Santo Antônio, em Alagoinhas. Uma missa foi realizada às 15h, pouco antes do sepultamento, realizado na própria igreja.

Dom Jaime Mota de Farias foi nomeado o segundo bispo titular da Diocese de Alagoinhas em 1985, permanecendo no cargo até 24 de abril de 2002, quando apresentou a carta de renúncia ao então Papa São João Paulo II.

De acordo com a Diocese, durante o período Dom Jaime se dedicou à Pastoral Vocacional, motivando as vocações sacerdotais e ordenando dezenas de padres. Também realizou atividades religiosas, evangelizadoras e apoio e assistência às pastorais sociais, a exemplo da Pastoral Rural e da Pastoral do Menor.

Por causa dos serviços prestados à cidade, ele recebeu o título de Cidadão Alagoinhense em 1992. O religioso era natural de São Bento do Una, no estado do Pernambuco. Mesmo após a renúncia e posse do novo bispo diocesano, Dom Jaime continuou morando na cidade e manteve grande participação nas atividades da Igreja Católica, no município.

Confira mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 Bahia e TV Bahia

Morreu aos 95 anos Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito da Diocese de Alagoinhas, cidade a cerca de 120 km de Salvador, De acordo com a Diocese, ele faleceu por complicações do Alzheimer.

Ouça o podcast do G1 Bahia