Uma palhaça e uma orquestra: maestrina mexicana leva amor pela música ao palco

Uma palhaça e uma orquestra: maestrina mexicana leva amor pela música ao palco
'São só algumas das muitas histórias possíveis que se pode imaginar ouvindo música clássica", afirma Alondra de la Parra. Artista Gabriela Muñoz no palco durante apresentação de orquestra

Cortesia da Elekin Arts/Marcela Pimienta/Divulgação via Reuters

A maestrina mexicana Alondra de la Parra espera atrair plateias com seu amor pela música clássica por meio de uma nova apresentação multidisciplinar na qual combina uma palhaça e uma orquestra no palco.

De la Parra, que já regeu mais de 100 orquestras, incluindo a London Philharmonic e a Orchestre de Paris, adota um novo formato em "O Silêncio do Som" e coloca os músicos no palco, ao invés do fosso.

Usando peças clássicas, a orquestra desempenha um papel central na narrativa enquanto a palhaça busca a realização.

"As histórias que contamos neste espetáculo são só algumas das muitas histórias possíveis que se pode imaginar ouvindo música clássica", disse De la Parra à Reuters.

"Esperamos alcançar um público maior para que eles se apaixonem pela orquestra, e também dar algum consolo, sonhos, imaginação e arte neste período de tempo difícil em que vivemos".

Juntamente com a música, a palhaça mexicana Gabriela Muñoz, que não fala durante a apresentação, interage com projeções visuais, como pássaros em voo.

"Minha personagem é uma personagem que já interpreto há muitos anos", contou.

"Nós a colocamos nesta situação na qual ela embarca em uma jornada visual, melódica e emocional para se encontrar afinada à música, ou na verdade, para encontrar sua música interior, que lhe permite dançar ao seu próprio ritmo, como somos capazes de fazer".