Chuva deve prosseguir até fim de semana em Salvador; confira previsão

Chuva deve prosseguir até fim de semana em Salvador; confira previsão

Matheus Massena / TV Bahia

As chuvas moderadas a fortes que atingiram Salvador nesta quinta-feira (8), devem continuar no final de semana na capital baiana. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), não está descartada a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da cidade.

Bombeiros usam barcos para retirar moradores de casas no Bairro da Paz, em Salvador

Chuva invade casas, deixa pessoas ilhadas e provoca danos em Salvador e RMS

Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por causa do mau tempo; confira

O meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, explica que a chuva que caiu nesta quinta-feira e que pode continuar no final de semana, resulta de um sistema frontal mais afastado do continente. Esse sistema direciona a convergência de umidade em direção ao leste da Bahia, onde os volumes de chuva aumentam gradativamente entre esta quinta a sábado (10).

De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã se sexta-feira (9) será nublado com chuva. Já pela tarde e noite, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas, por vezes fortes e com trovoadas isoladas.

O Inmet informa ainda que a intensidade dos ventos na sexta será de fracos a moderados. A temperatura mínima prevista em Salvador será de 24ºC e a máxima de 30ºC.

Já no sábado, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperaturas entre 24ºC e 29ºC. E o domingo (11), deve ser de chuvas isoladas com temperatura mínima de 23°C e a máxima de 30°C.

Chuvas na quinta-feira

A forte chuva que atinge Salvador e cidades da região metropolitana desde a manhã desta quinta, causou danos e prejuízos em vários pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil, foram registradas 312 ocorrências até 19h desta quinta.

Entre as ocorrências, 68 alagamentos de imóvel, 57 imóveis alagados, 56 ameaças de deslizamento, 22 ameaças de desabamento e cinco árvores ameaçando cair. Além disso, foram registrados pela Defesa Civil três alagamentos de área, duas árvores caídas, dois desabamentos de muro e um desabamento de imóvel.

No Bairro da Paz, moradores foram retirados de algumas casas em barcos com ajuda do Corpo de Bombeiros. A travessia Salvador-Mar Grande precisou ser suspensa no final da tarde, por causa do mau tempo.

Bairros como Paripe, São Cristóvão, Alto do Cabrito ficaram alagados e a água invadiu as casas de moradores. Um canal em Cajazeiras chegou a transbordar e bloquear uma ponte. Enquanto retiravam os móveis de uma residência na Rua Lafayete Coutinho, no bairro de São Caetano, moradores encontraram uma cobra no meio da água.

Na Rua das Hortências, que fica no bairro de Cajazeiras 11, houve desabamento de parte do muro de contenção localizado nos fundos de uma casa, que atingiu a parede da cozinha do imóvel. De acordo com a prefeitura de Salvador, o local está com rachaduras.

Os moradores foram notificados para evacuar a casa até que não haja mais riscos. A Limpurb foi enviada ao local para realizar a retirada dos escombros e fazer a colocação de lona de proteção.

No bairro Novo Marotinho, a corrente d’água da uma escadaria provocou desabamento de muro e da lateral de um imóvel. Não houve feridos. De acordo com a prefeitura, o imóvel está instável e os moradores foram notificados a evacuar o local.

Houve registro também de ruas alagadas em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Um morador da Rua Recanto da Urbis, registrou o momento em que uma mulher passa pela rua alagada segurando duas crianças.

Ainda na tarde desta quinta-feira, foram registrados alagamentos na rótula próximo ao Hospital Juliano Moreira, em Narandiba e na rua Principal de Jaguaripe 1, Cajazeiras.

Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

Ouça o podcast 'Eu te explico' 🎙