Após reunião com Anvisa para importação da Sputnik V, Rui Costa cita burocracia e diz: 'Se for necessário iremos ao STF'

Após reunião com Anvisa para importação da Sputnik V, Rui Costa cita burocracia e diz: 'Se for necessário iremos ao STF'

Reprodução/Redes Sociais

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse estar indignado e perplexo com a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da solicitação de gestores estaduais para a importação da vacina Sputnik V nesta terça-feira (6).

"Infelizmente a Anvisa continua atrapalhando. Hoje, depois de uma reunião de mais de 3h com a agência, o que presenciamos foi burocracia e falta de sensibilidade com a vida humana. Vamos continuar batalhando e, se for necessário, iremos ao STF para conseguir liberação da importação da vacina", disse.

Anúncio foi feito durante o Papo Correria, encontro virtual em que Rui Costa responde a perguntas da população em uma transmissão online.

"O Brasil está um caos completo e a Anvisa ainda protelando a autorização de importação da vacina por parte da Bahia e dos governos do nordeste. [Isso] é inadmissível. O Brasil não merece isso. Os brasileiros não merecem isso", salientou o governador.

Por meio de nota, a Anvisa informou que os pedidos de importação dos estados já estão sendo avaliados e estão dentro do prazo de sete dias úteis previstos na lei.

A agência ainda ressaltou que o processo de importação excepcional é mais simples do que a avaliação para o uso emergencial ou para o registro de uma vacina.

Neste momento, a Anvisa avalia o pedido de importação da vacina russa feito por doze estados brasileiros com base na lei 14.124/2021. A Lei criou a possibilidade de importação excepcional de vacinas sem registro no Brasil, desde que atendidos critérios mínimos definidos no texto.

Além disso, a lei também impôs a necessidade de que a Anvisa avalie o cumprimento dos critérios da Lei e emita um parecer.

Ainda na transmissão ao vivo, o governador da Bahia disse há uma falsa sensação de segurança no país em relação à pandemia do novo coronavírus.

"Hoje eu vejo um comportamento, na minha opinião, de uma verdadeira seita que tem provocado milhares de mortes no Brasil. [Estão] mentindo para as pessoas, iludindo, criando uma falsa sensação de segurança, defendendo um kit que está desmoralizado no mundo", comentou.

Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

Ouça 'Eu te Explico'