Vice-presidente do TJ-BA tem alta após 30 dias em UTI por Covid e alerta: 'Não saiam de casa'

Vice-presidente do TJ-BA tem alta após 30 dias em UTI por Covid e alerta: 'Não saiam de casa'

O primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Carlos Roberto Santos Araújo, recebeu previsão de alta para esta terça-feira (6), após ficar 30 dias internado em um leito de UTI para enfrentamento da Covid-19. O desembargador aproveitou a recuperação e, ainda no Hospital Aliança, escreveu uma carta, agradecendo as orações, o tratamento e a solidariedade das pessoas.

"A Megera passou, esta traiçoeira, com seu hálito gélido, mas sobrevivi, graças a Deus, quando tantos se foram a caminho da Eternidade. A ajuda da minha família, especialmente de minha mulher, Maria de Lourdes, que me socorreu de pronto, foi fundamental. Demorasse um minuto e seria, com o perdão da palavra, o trespasse, lá se me iria a história e morreria a vitória", escreveu o magistrado, comemorando o triunfo diante da Covid-19.

"Vali-me dos esforços do Hospital Aliança, sobretudo dos seus diretores, nas pessoas do Dr. Hélio Braga. Fui, literalmente salvo pelo Dr. Adriano Victor e sua equipe, na condução da UTI, pois cheguei ao hospital nos meus últimos suspiros!", reconheceu o vice-presidente do TJ-BA, que chegou a ficar 10 dias intubado.

Na carta, Carlos Roberto Santos Araújo aproveitou para pedir cuidado no enfrentamento à pandemia, que já matou mais de 15 mil baianos. "A todas as pessoas recomendo: não saiam de casa, usem máscara e álcool gel", disse.

Confira a carta na íntegra a seguir:

"A Megera, impostora de todos os calibres.

A Megera passou, esta traiçoeira, com seu hálito gélido, mas sobrevivi, graças a Deus, quando tantos se foram a caminho da Eternidade. A ajuda da minha família, especialmente de minha mulher, Maria de Lourdes, que me socorreu de pronto, foi fundamental. Demorasse um minuto e seria, com o perdão da palavra, o trespasse, lá se me iria a história e morreria a vitória.

Vali-me dos esforços do Hospital Aliança, sobretudo dos seus diretores, nas pessoas do Dr. Hélio Braga. Fui, literalmente salvo pelo Dr. Adriano Victor e sua equipe, na condução da UTI, pois cheguei ao hospital, nos meus últimos suspiros! Mon Dernier Soupir, como diria Bunuel.

Tive o apoio dos colegas e amigos que formaram uma rede de orações e solidariedade em meu favor. Agradeço especialmente aos médicos doutores Nanci Silva, Marco Pagani e Ariwalter, que tanto me estimularam a lutar; ao desembargador Lourival Trindade, eminente presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; ao escritor Joaci Goes, este pensador à la mode de Montaigne, pois escreve com a pena de ouro da sabedoria; ao criminalista Thomas Bacelar, Varão de Plutarco da Advocacia Baiana; ao desembargadores Nilson Castelo Branco, Baltazar Miranda Saraiva, Mário Albiani Filho, Sara Brito, Luislinda de Valois, Júlio Travessa, Ivone Bessa e Luiz Fernando (estes dois últimos, colegas de infortúnio, também atingidos pelo vírus), pelo constante e diuturno apoio psicológico e material; à enfermeira Adriana Costa, que interferiu na Hora H.

Agora, de alta, estou de volta à Terra Dos Homens, em clínica particular de reabilitação, contente, pois o pior já passou. Ficará o evento, porém, gravado na memória, Jardim das Sombras Mortas, este Museu Tristíssimo Da Alma. Tenho o sentimento esquisito de que foi tudo um sonho mau, paradoxalmente marcado por momentos de paz e quase alegria, pois a esperança de sobrevivência nunca me abandonou.

Foi o Troféu da Vida sobre a Tragédia da Morte. Está a salvo o menino da minha mãe. A todos os que me ajudaram, agradeço e sou reconhecido.

A todas as pessoas recomendo: não saiam de casa, usem máscara e álcool gel.

Carlos Roberto Santos Araújo

Primeiro Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia"