Em homenagem a cantor que morreu vítima da Covid-19, filho e irmão lançam clipe da música 'Obrigado', que marca o surgimento de nova dupla

Em homenagem a cantor que morreu vítima da Covid-19, filho e irmão lançam clipe da música 'Obrigado', que marca o surgimento de nova dupla
Momentos vividos por Matheus, que agora são apenas memórias, são mostrados por meio de fotos e vídeos na produção. Videoclipe da música que homenageia Matheus, da dupla Lucas e Matheus, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (8)

Reprodução

Foi lançado nesta sexta-feira (8) o videoclipe da música "Obrigado", que homenageia o cantor Matheus, que morreu vítima da Covid-19 e que fazia dupla com o irmão Lucas. A canção foi gravada pela editora Espacial Música, de Portugal, e é interpretada por Lucas e também por Matheus Júnior, que assumiu na dupla o lugar do pai ao lado do tio.

Matheus morreu vítima da Covid-19, aos 57 anos, no final de 2020. A morte pegou de surpresa a família, os amigos e os fãs. Ele cantava com o irmão Lucas, com quem trabalhou por mais de 35 anos de carreira artística. O fim da dupla sertaneja de sucesso deu início a um novo projeto: Lucas e Matheus Júnior. Tio e sobrinho. O começo e o recomeço de duas pessoas marcadas pela mesma perda.

O filho agora ocupa o lugar do pai. Matheus Júnior tem 14 anos e mora em Portugal junto com a mãe, Fabiane Devito Reis Rodrigues, e a irmã, Lara Reis Rodrigues, de 18 anos. Ele contou ao g1 que recebeu do pai todas as influências musicais.

"Eu sempre ouvi meu pai tocando. Eu gostava quando a gente ficava junto. Gostava de ouvir ele cantando, mostrando as composições para todo mundo, sobre as músicas que ele queria fazer, lançar", disse o garoto.

Além do gosto pela música, o garoto herdou o nome artístico do pai. Ele, sim, é Matheus, já que o pai, no registro de nascimento, era Edilson da Silva Rodrigues.

O Júnior foi colocado ao nome da dupla para não deixar dúvidas de que o "novo Matheus" é o filho do "original". O adolescente nasceu em Presidente Prudente, onde morou com a família até a mudança para Portugal.

'Obrigado'

O lançamento oficial da música e do videoclipe "Obrigado", em homenagem ao cantor, foi nesta sexta-feira (8) (assista ao vídeo acima).

Os momentos, que agora são memórias, são mostrados por meio de fotos e vídeos no clipe, que traz um pouco da vida de Matheus desde a infância até o trabalho e a construção de sua família.

Videoclipe da música que homenageia Matheus, da dupla Lucas e Matheus, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (8)

Reprodução

O videoclipe traz imagens da trajetória da dupla Lucas e Matheus, do casamento de Matheus, de momentos com a família, do nascimento de Matheus Júnior, da convivência com a filha Lara e das horas de lazer.

Enquanto as imagens passam em um grande telão, o irmão Lucas e o filho Matheus Júnior assistem e cantam "Obrigado" a Matheus, por todo o legado que o artista deixou e por tudo o que ele significa na vida de cada um.

Confira abaixo a letra da música na íntegra:

Mano ainda tento entender/A maneira que eu te perdi/Olho do meu lado e não te vejo/Mas eu tenho a impressão/Que ainda estás aqui/Pai vou te guardar pra sempre em mim/Teu amor é uma luz que não tem fim/Vou seguir os teus ensinamentos/Você foi um grande ser humano/Um grande exemplo/Bom pai, bom filho, bom irmão/Grande amigo, um imenso coração/Tua voz, teu sorriso, tuas canções/Vão viver pra sempre em nossos corações/Obrigado por tudo/Te amamos/Obrigado por tudo/Te amamos/Quanta falta faz teu cheiro/Teu abraço, teu olhar/Mas agora estás com Deus/E um dia a gente vai se encontrar/Bom pai, bom filho, bom irmão/Grande amigo, um imenso coração/Tua voz, teu sorriso, tuas canções/Vão viver pra sempre em nossos corações/Obrigado por tudo/Te amamos/Obrigado por tudo/Te amamos/Bom pai, bom filho, bom irmão/Grande amigo, um imenso coração/Tua voz, teu sorriso, tuas canções/Vão viver pra sempre em nossos corações/Obrigado por tudo/Te amamos/Obrigado por tudo/Te amamos/A morte repentina

Vítima da Covid-19

Foi durante uma visita à região oeste do Estado de São Paulo, em dezembro de 2020, que o cantor Matheus foi diagnosticado com o novo coronavírus, ficou internado e morreu, em Presidente Prudente (SP). Fabiane, a viúva, conta que foi tudo muito rápido.

"Programamos a viagem para passar o fim de ano com a família no Brasil e no voo ele já começou a sentir sintomas. Chegamos numa quinta-feira e ele começou a ter febre. Na sexta-feira, ele fez o teste e já deu positivo. Foi uma questão de uma semana. Foi tudo tão rápido. É muito difícil", disse.

Eles se conheceram nos anos 1990. Ela foi escolhida para participar de um videoclipe da dupla Lucas e Matheus e depois foi a um show dos irmãos em Martinópolis (SP), cidade onde morava.

"Foi amor à primeira vista. Fui até o camarim, no outro dia nos encontramos e depois começamos a namorar. Foram seis anos de namoro. Nós nos casamos em 1999 e ficamos juntos por 23 anos", relatou.

Videoclipe da música que homenageia Matheus, da dupla Lucas e Matheus, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (8)

Reprodução

Apesar de a carreira artística ter começado no Oeste Paulista, os irmãos trilharam uma longa trajetória na Europa. Até a morte de Matheus, a família morou em Portugal por cerca de um ano e meio.

"Ele passou a ter uma vivência mais intensa em Portugal. Aqui nossos filhos puderam ter mais a presença do pai. Mas, mesmo antes, quando viajava e ficava ausente, ele sempre dava um jeito de se mostrar presente. Ele preenchia qualquer espaço, era alegria pura. Ele se dava bem com todo mundo. Ele era a nossa base. Enfrentar isso sozinha tem sido muito difícil", comentou Fabiane.

Ela e os filhos voltaram para Portugal em março deste ano. Apesar de ter crescido sob a influência musical do pai e do tio, Matheus Júnior despertou para a carreira artística recentemente, quando voltou para a Europa.

VEJA TAMBÉM:

Cantor Matheus, da dupla prudentina Lucas e Matheus, morre por complicações da Covid-19

Amigos e familiares se despedem do cantor Matheus, vítima da Covid-19: "Ele cantava e encantava as pessoas"

Jovem cantor substitui o pai, morto vítima da Covid-19, e forma com o tio a dupla Lucas e Matheus Júnior

"Depois que tudo aconteceu [morte do pai], eu fiquei muito sentido. Não só eu, mas todo mundo. E eu compus uma música para ele. Sempre achei legal e, do nada, despertei", afirmou o garoto.

Foi essa canção, chamada "Sem você aqui", que ele mostrou ao tio Lucas.

"Mostrei e perguntei o que ele tinha achado. Ele respondeu que havia gostado, que tinha achado bom, porque eu nunca tinha feito. Ele levou para a gravadora, que achou uma boa ideia esse projeto", destacou Matheus Júnior. Foi assim que a nova dupla surgiu.

O recomeço

Lucas falou ao g1 que ficou bastante abalado com a perda repentina do irmão.

"Eu acho ainda muito recente a morte dele. Ele não era só o meu irmão. Éramos amigos, parceiros. Todo mundo brincava que era o 'casamento de irmãos' porque vivemos mais de 35 anos juntos, viajando juntos", lamentou.

Antes da morte de Matheus, os irmãos deixaram músicas gravadas.

Videoclipe da música que homenageia Matheus, da dupla Lucas e Matheus, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (8)

Reprodução

"Tem umas cinco, seis músicas. Deixamos gravadas a primeira e a segunda vozes. Certamente, a gravadora vai lançar essas músicas inéditas", adiantou o cantor.

Foi com a mesma gravadora de Portugal que ele conversou sobre a carreira, após a perda do irmão. "Eu tinha de resolver essa parte, sobre a nossa carreira de mais de 30 anos".

A outra ideia levada para a gravadora foi a primeira parceria com o sobrinho. A música feita por Matheus Júnior.

“Eu até chorei quando ouvi a música, com as palavras dele falando de saudade. Perguntei se eu poderia mexer em algumas coisas na letra e na música. Ele deixou. Eu alterei o que precisava. Surgiu a dupla com essa composição dele”, lembrou o tio.

Videoclipe da música que homenageia Matheus, da dupla Lucas e Matheus, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (8)

Reprodução

Lucas também já tinha pedido ao compositor Elias Muniz para fazer uma música sobre o irmão para cantar com o sobrinho.

"Eu apresentei para a gravadora. Eles aceitaram a ideia e disseram que poderia ser até melhor, gravar mais músicas. As coisas foram acontecendo aos poucos. Conversei com meu sobrinho, ele achou legal. Ele é jovem, gosta muito de música, herdou isso do pai. Ele gostou da ideia e a gravadora achou excelente", explicou.

Até o momento, Lucas e Matheus Júnior gravaram três músicas em estúdio. A composição chamada "Obrigado", de Elias Muniz, "Sem você aqui", feita por sobrinho e tio, e "Você é linda", de Matheus e Dudu Moreno. Essa última música os irmãos já tinham gravado e foi-lhe acrescida a participação de Júnior.

"Eles sempre cantavam em casa. Era o pai ensinando e mostrando para o filho como fazer composições. Mas o interesse total dele veio depois que tudo aconteceu. Eu acho que ele [Júnior] encontrou na música uma forma de passar por isso", contou a mãe.

Lançamento

Foi feito o comunicado nas redes sociais da nova formação da dupla. Em resposta ao anúncio, os fãs se mostraram felizes com a retomada e curiosos com a novidade.

"Eu tenho dois sentimentos. Tem a tristeza, porque eu perdi meu irmão e estou passando por uma outra fase da vida. Mas tem a felicidade por essa união com o meu sobrinho e de poder ajudar o filho do meu irmão, dar estrutura. É uma responsabilidade grande e eu faço pelo meu irmão também. Ainda é complicado, mas a vida continua, não posso parar. Tenho certeza de que ele [Matheus] está torcendo para que dê tudo certo nessa nova jornada", salientou Lucas.

Videoclipe da música que homenageia Matheus, da dupla Lucas e Matheus, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (8)

Reprodução

"Eu me sinto muito honrado e muito feliz em poder continuar com o trabalho do meu pai. Ele lutou muito para conseguir e por muito tempo. É uma grande responsabilidade para mim assumir o lugar dele. É um herança e eu quero continuar, não vou deixar acabar", prometeu o garoto.

"É uma superação para os dois. O Lucas ficou sem chão sem o irmão, sem a base. O Matheus sempre foi tudo para ele musicalmente falando. Eu acho que ele viu no Matheus [Júnior] uma continuidade, porque os dois conseguiram transformar a dor em alegria", destacou Fabiane.

Para o ano que vem, também há a ideia de um show em homenagem ao cantor.

"No começo de 2022, a gravadora vai fazer o show 'Obrigado, Matheus', no coliseu da cidade do Porto, em Portugal. Vai ter a participação de vários artistas, eu e o Matheus Júnior, todos cantando nossas músicas", contou Lucas.

"Guardo comigo toda felicidade, amor, carinho. Ele sempre me apoiou. Sempre brincou bastante. Foi tudo muito bom. Sinto falta dele todos os dias", finalizou Matheus Júnior.

A dupla Lucas e Matheus tinha mais de três décadas de carreira e uma longa trajetória na Europa. Foram dezenas de discos gravados e várias conquistas, como 40 discos de ouro, 25 de platina e cinco de diamante pelos mais de 7 milhões de cópias já vendidas ao longo da trajetória artística.

O maior sucesso dos irmãos foi a música "Paciência", gravada na década de 1990 (assista ao vídeo abaixo).

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.